22 de fev. de 2010

ELEIÇÕES PARA A COMISSÃO COORDENADORA CONCELHIA DE GONDOMAR

No dia 06/03/2010 vão se realizar eleições para a comissão coordenadora concelhia de Gondomar, foi apresentada apenas uma lista candidata, em baixo é fica a sua linha programática, bem como os elementos candidatos.


Melhorar o trabalho, para reforçar o Bloco em Gondomar


As batalhas políticas contra a governação Sócrates em que o BE esteve envolvido, reforçaram muito a representação na Assembleia da República. E trouxeram também muitas novas adesões ao BE Gondomar.

Esta boa notícia é uma das razões para as mudanças organizativas, por isso a constituição de uma lista alargada para as eleições do próximo dia 6 de Março para uma Coordenadora Concelhia de Gondomar será o primeiro passo.

O BE tinha neste concelho pouco mais de 3 dúzias de aderentes inscritos, tinha uma Comissão Concelhia de 7 elementos para incentivar e coordenar a intervenção política do BE. Hoje com o aumento de inscritos, impõe-se uma na reorganização do BE em Gondomar.

Mas não são apenas razões de quantidade a justificar a nova estrutura da Comissão Coordenadora Concelhia. É também o momento de concretizar o modelo de organização previsto nos actuais estatutos do BE. E a necessidade de dar uma melhor resposta às politicas praticadas tanto por Valentim Loureiro, como pelos presidentes das Juntas de Freguesia deste Concelho.

Assim para reforçar o BE/Gondomar propomo-nos continuar o trabalho que tem vindo a ser desenvolvido, dando a conhecer à população as nossas propostas e intervenção politica, um maior conhecimento das necessidades dos/as cidadãos/as, promovendo debates e troca de opiniões sobre temas de interesse dos/as mesmos/as: construção de novas linhas do Metro, politica urbanística, despoluição dos nossos rios e requalificação das suas margens, a revitalização cultural e social, o desemprego, o combate às alterações climáticas, a educação, sem esquecer o combate ao caciquismo e á corrupção assim como o relacionamento e desenvolvimento de Gondomar com os Concelhos vizinhos, debateremos outros temas que sejam propostos pela população ou considerados pertinentes para a mesma.

O acompanhamento e o apoio aos nossos Autarcas não podem ser esquecidos, temos compromissos com os que nos elegeram, e não podemos aparecer apenas de 4 em 4 anos é preciso afirmar as nossas propostas políticas aos Gondomarenses.

Todos seremos poucos para melhorar e reforçar o Bloco de Esquerda em Gondomar.



LISTA CANDIDATA Á COMISSÃO COORDENADORA CONCELHIA DE GONDOMAR

1-Rui Manuel Lourido Novoa- aderente A159
2-Ana Paula Canotilho de Seixas-aderente-A3310
3-Joaquim Manuel Monteiro do Espírito Santo – aderente A-2627
4-Joaquim dos Santos Moreira da Silva, aderente-A320
5-Leonor Maria Teixeira da Silva-aderente-A5248
6-Domingos Cardoso Vilares Novais-aderente-A4016
7-Davide José Borges da Costa – aderente - A-4633
8-Delfina Fernanda da Silva Vieira-aderente-A4864
9-Carlos Manuel das Neves Ribeiro-aderente-A8092
10-Agostinho Nuno Lopes Caturna-aderente-A5627
11-Alexandra Patrícia das Neves Ribeiro.aderente-A8082
12-Duarte Alexandre Canotilho S Machado de Oliveira aderente-A4136
13-Vergilio Manuel da Mota Oliveira Figueiredo Pereira.aderente-A7511

O Mandatário:
Joaquim Manuel Monteiro do Espírito Santo

Subscritores:
João Pedro Furtado da Cunha Semedo-aderente-A4638
Sérgio António Medeiros-aderente-A5324
Manuel Perfeito Santos Moreira Silva-aderente-A317
Rui Manuel Carvalho Silva-aderente-A7593
José Germano Pereira Soares Silva-aderente-A8105


Não te esqueças, vem votar, contamos contigo...

12 de fev. de 2010

A COISA ESTÁ PRETA

Nos dias de hoje, já não pode haver qualquer dúvida quanto à importância decisiva de um ambiente sustentável para a afirmação de um território. Mas em Gondomar o poder municipal tem permanecido insensível à degradação do meio ambiente. O que se passou nos fins de Dezembro, com o transbordamento do rio Tinto e o seu brutal impacto social e económico, Mostrou já o desleixo da Câmara de Gondomar quanto à preservação dos recursos naturais e hídricos.
Há mais de uma década no poder, não se vê nos sucessivos executivos municipais liderados por Valentim Loureiro qualquer empenhamento em fazer de Gondomar um município de “excelência ambiental”.
O recente alerta lançado pela associação ambientalista Quercus, sobre a previsível contaminação do solo por resíduos provenientes do funcionamento da Central Termoeléctrica da Tapada do Outeiro, é mais um exemplo do escandaloso abandono que o actual Poder Local votou o território e as pessoas de Gondomar.
Durante décadas foram lançadas num aterro junto à Central, milhares de toneladas de cinzas (perigosas) provenientes da queima de carvão e fuelóleo, para a produção de electricidade. Tudo sob a indiferença dos poderes central e local. Os resíduos negros do que resta da Central da Tapada do Outeiro enegrecem e degradam o solo. Como dizia o Chico Buarque, “a coisa está preta”. Em Gondomar onde residem muitas dezenas de milhares de pessoas. Durante quanto mais tempo teremos que suportar o desleixo e a insensibilidade deste Poder Local?

Texto extraído do jornal
Vivacidades, de 11 de Fevereiro

11 de fev. de 2010

Agenda de iniciativas do BE Porto

Camaradas,

O Bloco de Esquerda tem programadas várias iniciativas para a próxima 6a-feira e Sábado. A participação de todas e de todos é da maior importância, junta-te a nós...

6a-feira - 12/02/2010: 16h00
Recolha de assinaturas para a petição pelo alargamento do acesso ao subsídio de desemprego.
Santa Catarina, Porto. Com a presença de Francisco Louçã

6a-feira - 12/02/2010: 21h00
Sessão pública sobre "Nato e Guerra"
Cooperativa Árvore, Porto. Com Catarina Martins, Fernando Rosas e Mário Tomé

Sábado - 13/02/2010: 21h30
Sessão História do "Feminismo e as suas correntes de pensamento"
Sede do Bloco de Esquerda Porto (rua da Torrinha), com Andrea Peniche
Festa na sede depois do debate.

8 de fev. de 2010

APOIO A JOVENS CRIADORES - 1ª OBRA

Foi aprovado esta manhã na Assembleia da República o projecto resolução do Bloco de Esquerda que recomenda ao Governo a Criação da Modalidade de Apoio a Primeiras Obras no âmbito dos Apoios Directos às Artes atribuídos pelo Ministério da Cultura. O projecto, que promove o acesso dos jovens criadores aos apoios do Ministério da Cultura, foi aprovado com os votos a favor do BE, PCP e PEV e com as abstenções do PS, PSD e CDS.

Este projecto resolução foi o primeiro diploma na área da Cultura, de qualquer bancada parlamentar, a ir a votação nesta legislatura. Esperemos que as pontes entre os diversos partidos que permitiram este resultado, se estendam ao Governo e que esta modalidade de apoios seja uma realidade já nos próximos concursos.

LANÇAMENTO DO LIVRO ECONOMIA(s)



Sexta | 12 FEV | 18H30
Livraria UNICEPE (Praça "dos leões") | Porto

Apresentação do livro ECONOMIA(s),
de Francisco Louçã e José Castro Caldas

1 de fev. de 2010

Sessão Pública sobre a NATO e a Guerra


12 | Fev | 21H00 - Cooperativa Arvore / Porto

No ano em que Portugal recebe a cimeira da NATO, o Bloco de Esquerda do Porto realiza uma sessão pública sobre a NATO e a Guerra, dois conceitos indissociáveis. A sessão pública, e contará com a presença de Catarina Martins, Fernando Rosas e Mário Tomé.