13 de set. de 2010

Água contaminada em S. Pedro da Cova: Bloco fala de irresponsabilidade do Executivo


No passado fim-de-semana aconteceu em S. Pedro da Cova o que não se imaginava pudesse ocorrer em 2010: a existência duma bactéria, perigosa para a saúde pública, na rede de distribuição de água! O Bloco repudia a atitude da Empresa Águas de Gondomar e do Executivo de Valentim Loureiro. O controlo de qualidade da água destinada a consumo humano é, nos dias de hoje, mais exigente, já que os parâmetros micro-biológicos e químicos estabelecidos pelo Decreto-Lei nº 306/2007 de 27 de Agosto têm de ser cumpridos.

Para o Bloco de Esquerda o que aconteceu com a água da rede pública é inaceitável, mas não surpreendente. Há já muito tempo que o BE vem chamando a atenção para a indiferença, o desprezo com que o Executivo dirigido por Valentim Loureiro trata as questões ambientais e os seus reflexos na saúde pública. Não é somente a poluição do rio Tinto ou o depósito de inertes contaminantes da Siderurgia Nacional em terrenos de S.Pedro da Cova. É também a desatenção da Câmara de Gondomar face à continuada utilização pública de praias fluviais sem as mínimas condições higieno-sanitárias e o desleixo pelo inadequado uso dos solos.

O Bloco de Esquerda repudia a actuação da Empresa Aguas de Gondomar e exige um esclarecimento claro por parte da empresa assim como da Câmara Municipal de Gondomar. É que tendo sido detectada a bactéria contaminante na rede de água da
zona da Gandra, afectando os moradores da rua do Rio Ferreira e das ruas adjacentes,
impunha-se a informação adequada aos moradores. Mas o que se assistiu foi que a empresa Aguas de Gondomar desrespeitou as pessoas de S. Pedro da Cova, tratou-os como “gente de segunda”. Para a cobrança dos consumos de água não lhes faltam meios nem empenho, para assumir a responsabilidade pela falta de qualidade mínima da água fornecida vão para longe, escondem-se das populações. E numa situação que põe em causa a saúde pública, nenhum responsável da Câmara de Gondomar apareceu a dar a cara.