27 de jan. de 2010

ASSEMBLEIA DE ADERENTES DE GONDOMAR



SÁBADO, 30 | JAN | 15H30

NA SEDE CONCELHIA, COM A SEGUINTE ORDEM DE TRABALHOS:
     1. ANÁLISE E DISCUSSÃO DA SITUAÇÃO POLÍTICA ACTUAL;
     2. DISCUSSÃO E VOTAÇÃO DO REGULAMENTO E CALENDÁRIO ELEITORAL
         PARA A COMISSÃO COORDENADORA CONCELHIA DE GONDOMAR.


Com a presença do Membro da Comissão Política e Deputado,
JOSÉ SOEIRO



É MUITO IMPORTANTE A PRESENÇA DE TODOS
CONTAMOS CONTIGO


N Ã O     F A L T E S

19 de jan. de 2010

Entubamento do rio Tinto: BE leva assunto ao Parlamento


A deputada do Bloco, Rita Calvário, fez chegar uma Pergunta ao Ministério do Ambiente questionando sobre o entubamento do rio Tinto nas obras da nova linha do Metro do Porto, em Gondomar. Para o Bloco "Esta situação é extremamente preocupante, pois estamos perante um rio que se encontra muito poluído e em condições de desleixo que perturbam o seu usufruto pelas populações".

Ler notícia completa, na fonte...

18 de jan. de 2010

Pelo alargamento do Subsídio de Desemprego



Petição pelo alargamento do subsídio de desemprego

O Bloco de Esquerda iniciou a recolha de assinaturas para uma petição pública que pretende reverter a situação insustentável de quase metade dos 600 mil desempregados que não têm este apoio social.

Disponível em www.esquerda.net/desemprego


Os proponentes:
JOÃO MANSO, desempregado, Moita; CRISTINA ANDRADE, psicóloga, activista FERVE, Porto; ARIANA MEIRELES, desempregada, Vila Real; ANDRÉ SILVEIRA, vigilante aeroportuário, Açores; JOÃO DIAS, desempregado, Aveiro; JORGE MAGALHÃES, dirigente Sind. Comércio, CESP, Gaia; CLARISSE CARVALHO, desempregada, Estremoz; CARLOS GUEDES, desempregado, Almada; ANTÓNIO GUERREIRO, mineiro, CN CGTP, Beja; ANA RITA RODRIGUES, desempregada, Viseu; ANTÓNIO SILVA, Presid. Sind. Comércio, Braga; ALBERTO SILVA, dirigente SINTTAV, Gaia; PAULO ALVES, actor, Lisboa; LUÍS COSTA, trab. precário, Faro; JOÃO ANTUNES, operador Call-Center, Coimbra; PAULO CÉSAR, intermitente do espectáculo, Lisboa; ANA ISABEL, professora a recibos verdes, Torres Novas; HENRIQUE BORGES, professor, dirigente SPN – FENPROF, Porto; MIGUEL VITAL, func. público, Vila do Conde; ANTÓNIO MANUEL PINTO, dirigente CESP-CGTP, Castelo Branco.

4000 assinaturas pelos Jardins do Palácio de Cristal

O Movimento de Defesa dos Jardins do Palácio de Cristal tem estado em permanência na rua, recolhendo assinaturas para despoletar um referendo municipal sobre o projecto da Câmara do Porto de construir um centro de congressos nos jardins do Palácio de Cristal.

Ler mais

11 de jan. de 2010

Quadro de Referência Estratégico Nacional para o rio Tinto



Para recuperar o rio Tinto o Governo tem de accionar o QREN.

Numa acção do BE junto à marina do Freixo a nossa deputada Catarina Martins disse: "Vamos perguntar ao ministério do Ambiente se os fundos do Quadro Referência Estratégico Nacional vão ser accionados para a recuperação do rio Tinto, porque sem a sua recuperação estas situações vão repetir-se".

Accionar os fundos comunitários, QREN, é essencial para a recuperação do rio e resolver os problemas das inundações que tem afectado o seu curso, principalmente entre a cidade de Rio Tinto e o Freixo, como se verificou recentemente.

Para o Bloco, o problema do rio Tinto é um problema ambiental que foi agravado no passado com o seu entubamento e actualmente, com as obras do Metro, poderia ser aproveitadas para devolver o rio à população, mas pelo contrário tem aumentado o entubamento e assim, o problema ambiental é também social. Lembramos que as recentes inundações causaram grandes prejuizos às populações e a algumas pequenas empresas, situadas nas zonas baixas da cidade.


5 de jan. de 2010

170 mil desempregados sem subsídios



A comparação entre os números do Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP) com os disponibilizados pela Segurança Social, revela que cerca de 170 mil desempregados não recebem qualquer apoio.

A região norte continua a concentrar a maior parte dos beneficiários, com 128 mil pessoas a receber subsídios. Porto, com 78.661 beneficiários, e Aveiro, com 36.626, concentram a maior parte dos indivíduos que recebem subsídios.

Ler notícia completa, na fonte...